11:53  
     
       ABECEDÁRIO DAS PLANTAS
      Fitoterapia das plantas
  ABECEDÁRIO DAS PLANTAS
  O essencial acerca das plantas
O ABECEDÁRIO DAS PLANTAS

É frequente contrapor os conceitos de medicamento clássico ou químico à Fitoterapia. Contudo, cada um tem o seu lugar no arsenal terapêutico. Ainda que os excelentes resultados obtidos em inúmeros campos tenham conferido um enorme protagonismo à medicina ”clássica” durante quase um século, o certo é que esta não conseguiu minimizar o impacto dos efeitos secundários associados. Por este motivo, cada vez mais a medicina convencional é utilizada com prudência.

Os ”medicamentos da Saúde” provenientes da Fitoterapia propõem tratamentos de fundo cuja acção mais suave ajuda a prevenir doenças e a tratar problemas de saúde crónicos como podem ser a artrose ou a insónia. A Fitoterapia apresenta uma acção em profundidade, sem agredir o organismo e estimulando as suas reacções positivas. O resultado é uma acção mais eficaz, duradoura e o mais importante com fraca incidência de efeitos secundários ou contra-indicações.

O êxito da Fitoterapia

A nossa época está marcada pela procura de uma vida mais saudável e uma melhoria da qualidade de vida. Pela sua acção eficaz e segura, a Fitoterapia aparece como a resposta ideal para os ”problemas do século” que caracterizam a nossa sociedade como o stresse, a insónia, o excesso de peso. O seu êxito também se explica pela aprendizagem técnico-científica que se desenvolveu neste campo. A agricultura, a química e a farmacologia têm permitido obter formas farmacêuticas mais seguras, adaptadas e eficazes. Os medicamentos de saúde provenientes da Fitoterapia apresentam uma suavidade de acção que os converte nos nossos aliados de todos os dias, permitindo a pais, filhos e avós poderem beneficiar das propriedades onestimáveis da Fitoterapia na nossa Saúde.

Uma ciência reconhecida

A Fitoterapia foi oficialmente reconhecida como medicina pelo Ministério da Saúde Francês, em 1986. Um facto que se tem vindo a extender pelo resto dos países da Europa. Os laboratórios de fitoterapia, identificam e quantificam em todos os medicamentos que recomendam princípios activos, o que significa que estes contêm uma concentração mais ou menos forte, mas sempre conhecida, de substâncias activas.

O melhor da Natureza

A eficácia dos medicamentos à base de plantas assenta, antes de mais, na escolha criteriosa das plantas que entram na sua composição. Graças aos fitoquímicos, são conhecidas as espécies mais eficazes no seio da mesma família. Podemos definir as condições de cultura mais favoráveis, a melhor região, o melhor solo, a melhor exposição, a data de colheita ideal e a escolha com maior exactidão da parte da planta mais activa. Esta selecção de plantas faz-se com bases científicas rigorosas, constituindo este processo a FITOTERAPIA MODERNA, com vista à produção de cápsulas 100% à base de plantas medicinais.

Uma planta é um reservatório de numerosas substâncias activas, mas é também uma espécie viva, frágil. Para retirar dela todos os beneficios, é necessário utilizar precauções particulares. Para obter uma quantidade óptima de contituintes activos, eles têm de ser conservados e protegidos ao longo do processo de fabrico.

Numerosos trabalhos científicos têm demonstrado que a eficácia terapêutica de uma planta reside na sinergia de acção de todos os seus constituintes. Ao pó de planta que contém todos os seus constituintes dá-se o nome de PÓ INTEGRAL.

Os modernos laboratórios de fitoterapia agem seguindo as premissas da Fitoterapia Moderna, muitas vezes uma forma galénica perfeitamente adaptada às actuais exigências de utilização e performance: a cápsula de pó integral de planta criotriturada, dando origem à cápsula, uma gama de plantas destinada aos problemas quotidianos de todos nós que contribuem para melhorar a nossa qualidade de vida.

PROTECÇÃO CARDIOVASCULAR
A pensar na saúde do seu coração, conheça as melhores plantas e substâncias naturais para combater o excesso de colesterol e triglicéridos, regular a sua tensão arterial, combater a arterosclerose e garantir a sua saúde cardiovascular:

Alho (proteção) - Óleo de Germe de trigo (colesterol) - Óleo de salmão (colesterol e triglicéridos) - Folha de oliveira (hipertensão arterial)

PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS
Uma selecção de plantas únicas para favorecer a circulação venosa, aumentar a resistência das veias, ajudando a combater as varizes, hemorróidas e lutar contra a sensação de pernas pesadas e inchadas.

Castanheiro da índia (hemorróidas) - Cipreste (má circulação) - Gingko Biloba (má circulação cerebral) - Videira (pernas pesadas)

PROBLEMAS DIGESTIVOS
Plantas rigorosamente seleccionadas para facilitar a digestão, combater o enfartamento, acabar com os gases e assegurar um bom trânsito intestinal, contribuindo de forma eficaz para a sua saúde digestiva e intestinal.

Alcachofra (excessos alimentares) - Baga de mirtilo (desarranjo intestinal) - Cardo mariano (fígado e digestão lenta) - Carvão vegetal (gases) - Levedura de cerveja (flora intestinal)

EXCESSO DE PESO
As principais plantas medicinais para combater o excesso de peso, reduzir o apetite, perder volume e diminuir a celulite. Através da toma isolada de plantas ou de planos personalizados que conjugam as melhores plantas, consiga o peso certo de forma natural, saudável, progressiva e duradoura.

Algas (corta-apetite e anti-fadiga) - Ananás (pele 'casca de laranja') - Chá verde (queima-gorduras e antioxidante) - Garcinia Cambogia (inibidor de apetite de açúcares) - Goma de alfarroba (corta-apetite entre refeições) - Guaraná (queima-gorduras e anti-fadiga) - Konjac (efeito saciante forte) - Laranja amarga (queima-gorduras intensivo) - Mate (queima-gorduras e regulador de apetite) - Orthosiphon (retenção de líquidos) - Papaia (celulite instalada) - Raínha dos prados (drenante na celulite)

PROBLEMAS URINARIOS
Plantas rigorosamente seleccionadas para combater os principais distúrbios urinários que afectam homens e mulheres, como as cistites ou infecções urinárias, problemas na próstata e pedras renais.

Dente de leão (pedras biliares e renais) - Óleo de pevides de abóbora (próstata) - Urze (inflamações urinárias) - Uva ursina (infecções urinárias)

PROBLEMAS NERVOSOS
A melhor selecção de plantas para diminuir o nervosismo, atenuar a ansiedade e combater os problemas de sono.

Crataegus (stress) - Hipericão (baixa de moral) - Passiflora (ansiedade) - Valeriana (insónia)

FADIGA
Conheça as plantas que ajudam a estimular a memória, aumentar a resistência ao stresse, garantir uma boa forma física, combater o cansaço físico e intelectual e estimular o desejo e a libido.

Bacopa (memória e concetração) - Geleia real (fortificante) - Ginseng (cansaço Físico) - Lecitina de soja (cansaço intelectual) - Maca (vigor e vitalidade)

BEM-ESTAR DA MULHER
A pensar nas mulheres de todas as idades, encontre as melhores plantas para passar a menopausa sem os incómodos afrontamentos, atenuar o síndrome pré-menstrual e aliviar as dores de cabeça (enxaqueca).

Isoflavonas de soja (menopausa) - Óleo de onagra (síndrome pré-menstrual) - Passiflora (cabeça 'latejante')

REUMATISMO
As plantas mais eficazes para ajudar a fortalecer as suas articulações, combater excesso de ácido úrico e os processos inflamatórios dos problemas reumáticos (como é o caso de artrites, artroses, dores articulares, dores reumáticas), assegurando uma melhoria da mobilidade e flexibilidade articular.

Cavalinha (remineralizante ósseo) - Harpagófito (anti-inflamatório natural) - Urtiga branca (ácido úrico)

PELE, CABELO E UNHAS
Porque a saúde também passa pela pele, cabelo e unhas, encontre as melhores plantas anti-rugas, plantas para combater o acne, fortalecer o cabelo e unhas fracas e quebradiças e preparar a pele para o sol.

Bardana (acne) - Cenoura (beleza da pele) - Luzerna (fortificante do cabelo e unhas) - Óleo de borragem (anti-rugas)

TOSSE
As duas plantas ideais para combater os problemas respiratórios, a tosse seca e com expectoração, contribuindo para o seu conforto respiratório.

Eucalipto (tosse seca) - Marroio branco (tosse com expectoração)

GRIPES E CONSTIPAÇÕES
Previna as gripes e constipações, reforce as suas defesas naturais e combata os sintomas de resfriados, com as melhores plantas e substâncias naturais.

Acerola (vitamina C natural) - Equinácea (prevenção de gripes e constipações) - Propólis (combate os resfriados)

Farmácia MARISOL
Praceta Manuel Fevereiro Nº 1–F MARISOL
2820-382 CHARNECA DE CAPARICA
HOME | A FARMÁCIA | PRODUTOS | SERVIÇOS | CONTACTE-NOS
Copyright (C) 2012, FARMÁCIA MARISOL - Todos os direitos reservados. Website concebido por www.webzenite.net distribuido por www.tecniware.pt