22:17  
     
      NOTÍCIAS
       Notícias de saúde
  Seleção de notícias feita pela nossa Farmácia
  Para ler mais sobre cada notícia clique nos links
Vale sempre a pena deixar de fumar Marisol, 22-Jan-2015
Vale sempre a pena deixar de fumar
1
Apesar dos indiscutíveis sucessos no combate ao tabagismo, ainda há muitos portugueses a fumar. Os últimos dados apontam para que sejam cerca de 2 milhões, as pessoas que continuam a fumar no nosso país.

Presentemente, nas sociedades evoluídas, o tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo – mais de 5 milhões de óbitos anuais. Muitas formas de cancro, tais como o da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças temíveis como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Cónica têm uma relação directa com o hábito de fumar.

É, pois, uma prioridade ajudar todos aqueles que fumam a deixar de fazê-lo. E se o objectivo não é fácil – o tabaco, através da nicotina, cria uma forte dependência – nos dias de hoje a taxa de sucesso dos tratamentos antitabágicos, quando bem dirigidos, é muito boa. Daí a pergunta: porque há ainda tantos doentes fumadores a não pedir ajuda?
Marisol, 15-Dez-2014 STOP À GULA NATALÍCIA
Nesta época de Natal toda a família se reúne à mesa para festejar em volta de pratos típicos da época, e muitos doces, e muitas vezes marcada por excessos.
Contudo é preciso alterar este padrão de consumo excessivo, pois os excessos alimentares refletem-se num aumento da prevalência de doenças relacionadas com estilos de vida menos saudáveis como a Obesidade, Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Hipertensão, etc.

O Natal resume-se aos dias 24 e 25 e não dura o mês inteiro de Dezembro, o que significa que as pessoas podem sem problema algum comer os pratos e doces típicos nesta época sem restrição, mas apenas nesses dois dias e não durante todo o mês de Dezembro.

SUGESTÃO: Colocar nos doces metade da quantidade de farinha branca e completar a medida com farinha integral e ainda substituir metade da quantidade de açucar por um adoçante natural. Nas receitas que incluam leite, optar por leite magro.

NOTA: No último estudo da Direção-Geral da Saúde, “Diabetes: Factos e Números 2013”, assume-se uma prevalência da diabetes de cerca de 12,9% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, que corresponde aproximadamente a 1 milhão de portugueses diabéticos.
STOP À GULA NATALÍCIA
1
PORQUE É QUE ENJOAMOS QUANDO ANDAMOS DE BARCO Marisol, 15-Jun-2013
 PORQUE É QUE ENJOAMOS QUANDO ANDAMOS DE BARCO
1
O problema é causado pela diferença entre o que sentimos e o que vemos. O movimento é detetado pelo ouvido interno, com a consequente alteração do fluido que ele contém. O ouvido envia um sinal ao cérebro, informando que nos estamos a mover. Mas a informação dos olhos indica o contrário.

Como o cérebro fica baralhado, o corpo começa a segregar as hormonas da ansiedade, como a adrenalina. Em consequência , os músculos do estômago começam a contrair-se mais depressa do que é habitual, o que causa mal-estar e pode levar ao vómito.
Marisol, 15-Jun-2013 MANUAL DO CICLISTA
Há cada vez mais utilizadores de bicicletas, sobretudo nas cidades, mas há ainda muitas dúvidas sobre a sua correta utilização na via pública. O número de acidentes com velocípedes aumentou na última década, e condutores, peões e "ciclistas" insurgem-se cada vez mais uns contra os outros, às vezes sem razão.

Antes de se atirar à estrada ou à discussão com alguém, fique a saber quais as regras que se impõem para quem anda de bicicleta na rua.
MANUAL DO CICLISTA
1
FICAR EM FORMA COM QUATRO MINUTOS DE EXERCÍCIO Marisol, 08-Jun-2013
FICAR EM FORMA COM QUATRO MINUTOS DE EXERCÍCIO
1
Uma hora de ginásio duas vezes por semana? Uns quilómetros de corrida acelerada no parque ou à beira-mar? Ou nem ginásio nem corrida, mas sim uma boa horita de caminhada em passo certo?

A estas "receitas" sobre a melhor forma de manter a saúde e a forma física junta-se agora outra bem diferente: bastam quatro minutos de exercício enérgico, três vezes por semana. A conclusão é do Centro de Exercício em Medicina da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Trondheim, na Noruega, cujo estudo foi publicado na revista científica "PLOS One".
Marisol, 03-Jun-2013 PAIS DEIXAM FILHOS NO HOSPITAL
Famílias estão a recorrer ao Amadora-Sintra para alimentar as suas crianças. Unidades do resto do país têm casos semelhantes.

A Urgência do Hospital Amadora-Sintra está a transformar-se numa "porta de igreja", onde pais procuram abrigo para os filhos. "Começamos a sentir que vêm aqui com desculpas para que as crianças sejam internadas, porque não têm dinheiro para a alimentação", revela Helena Almeida, responsável pelo núcleo de crianças em risco do hospital.

Este pediatra receia que as férias escolares piorem a situação: "As crianças não estão na escola, onde têm a refeição."
PAIS DEIXAM FILHOS NO HOSPITAL
1
ALERTAS PARA QUEM É SAUDÁVEL Marisol, 02-Jun-2013
ALERTAS PARA QUEM É SAUDÁVEL
1
Esta semana o projecto de que o Expresso é parceiro dirige-se sobretudo à população que é saudável mas que de vez em quando consome alguns medicamentos com produtos naturais.

O que acontece quando à toma de aspirina se associam concentrados de frutos vermelhos, chá de camomila ou de produtos que contêm angélica, gingko, ginseng ou aloé?
Lisboa, 23-Maio-2013 Portuguese Diabetes Leadership Fórum
Intervenção do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde no Portuguese Diabetes Leadership Forum, 23/05/2013. A diabetes mellitus é um dos principais problemas de saúde pública e tem merecido grande atenção e acompanhamento por parte dos governantes. Em 2011, por estimativa, calcula-se que teríamos uma prevalência, entre os 20 e os 79 anos de idade, de 12,7%, com uma probabilidade de 5,5% destes doentes ainda não estarem diagnosticados. Acima dos 60 anos, tínhamos 16,7% de prevalência diagnosticada. Se adicionarmos a prevalência da hiperglicemia intermédia, temos 39% da população afectada por diabetes ou hiperglicemia.
Portuguese Diabetes Leadership Fórum
1 2
Dia Mundial da Hipertensão. Lisboa, 17-Maio-2013
Dia Mundial da Hipertensão.
1
"Pressão Arterial Saudável, Coração Saudável" (Healthy Blood Pressure - Healthy Heart Beat) é o lema do Dia Mundial da Hipertensão em 2013, assinalado sexta-feira, 17 de maio. Este dia foi instituído e é apoiado internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão. O objetivo é divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão.

Em Portugal, a cidade de Santa Maria da Feira vai ser a "Capital da Hipertensão 2013" e receber um conjunto de atividades promovidas pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, ao longo do dia de amanhã, 17 de maio, para assinalar a efeméride.
Lisboa, 04-Maio-2013 A não esquecer
Assim vai o mundo: uma em cada dez crianças com menos de cinco anos morreu de fome entre outubro de 2010 e abril de 2012 no centro e sul da Somália. Segundo a ONU foram 258 mil os somalis mortos de miséria. A não esquecer.
A não esquecer
1
Há vida além da crise. Estou tão cansado! Marisol, 23-Mar-2013
 Há vida além da crise. Estou tão cansado!
1 2
As queixas de cansaço crónico, dificuldades de sono e angústia têm vindo a aumentar, acompanhadas de um sentimento de impotência para mudar as coisas.

Um dos mitos em Portugal é de que trabalhamos pouco. Somos considerados preguiçosos, desorganizados, lentos e pouco competitivos em relação a outras culturas.

Por muito que os números contradigam estes olhares sobre nós, da fama não nos livramos. Em tempo de crise, a pressão sobre as condições de trabalham aumentam, com uma enorme carga de stresse sobre as pessoas e as famílias.

Uma doente dizia-me: "Sinto-me sempre em falta, se saio do banco às seis e meia para ir buscar a minha filha ao infantário, olham para mim com um ar de desaprovação, se chego tarde para a ir buscar, sou uma má mãe ..."
Marisol, 09-Mar-2013 Atingimos o limite de cortes, é preciso parar.
Se a troika o ouvisse, avisaria que a zona de segurança na Saúde foi ultrapassada; o SNS é hoje tendencialmente pago e há já um autorracionamento dos cidadãos no acesso aos cuidados. Médico, professor na Escola Nacional de Saúde Pública e antigo gestor dos hospitais de Santa Maria e de Cascais (de onde saiu em fevereiro, depois de o hospital ter passado para as mãos de um grupo estrangeiro), Adalberto Campos Fernandes reconhece que estão a ser feitas "no ciclo errado as reformas certas".
Atingimos o limite de cortes, é preciso parar.
1
SEXO? SIM, DÓI-ME A CABEÇA Marisol, 09-Mar-2013
SEXO? SIM, DÓI-ME A CABEÇA
1
A partir de agora, sempre que a sua (ou seu) cara metade se desculpar com uma dor de cabeça para se recusar a ter relações sexuais, já lhe pode dar uma resposta: "Por isso mesmo, é para ver se passa". De facto, uma investigação feita por neurologistas da Universidade de Munster, na Alemanha, conclui que a atividade sexual pode resultar num "alívio total ou parcial" em certas dores de cabeça. A explicação é que a atividade sexual liberta endorfinas, uma espécie de analgésico natural criado pelo organismo, que é disseminado pelo corpo através do sistema nervoso central.
Mrisol, 16-Fev-2013 Banco Farmacêutico foi um sucesso
O Banco Farmacêutico levado a cabo no passado dia 16 de Fevereiro foi um sucesso ! A Farmácia Marisol agradece a todas as pessoas que colaboraram com esta campanha. Temos o prazer de informar que os nossos utentes doaram 154 embalagens que a farmácia já entregou à Associação Rumo ao Futuro. Obrigado a todos.
Banco Farmacêutico foi um sucesso
1
Comprometidos com a saúde - Cristina Galvão Marsol, 19-Jan-2013
Comprometidos com a saúde - Cristina Galvão
1 2
Será que cada um está a fazer alguma coisa pela sua saúde ou pela dos outros?
A dona Céu hoje já chegou atrasada ao centro de saúde, ela que costuma ser uma das primeiras da fila. Coisas de quem tem netos pequenos e de vez em quando tem que ajudar os pais a cuidar deles e levá-los à escola. Ainda há dois dias foi a terceira a ser atendida e há uma semana foi mesmo a primeira da fila. Com sacrifício convenhamos, que isto de ir para as filas ainda de madrugada já não é para o seu reumático. Ela até é das felizes que tem médico de família e consulta marcada de três em três meses, ao contrário de outros que nem médico têm. Mas só para pedir receituário leva-se sempre imenso tempo na fila, por isso é melhor ir cedo. E além disso as caixas dos medicamentos não acabam todas ao mesmo tempo, por isso é mesmo preciso entre cada consulta ir cinco ou seis vezes ao centro de saúde, tal como o senhor Afonso que também tem diabetes, a dona Doroteia que sofre há muito de hipertensão, o senhor Martins que tem uma cirrose, a dona Alice obesa e com varizes, o senhor Aurélio com bronquite crónica “do tabaco”. Já se conhecem todos destas andanças e já vão sabendo os males uns dos outros. E entre dois dedos de conversa e muitos minutos de espera vão falando da crise, dos netos, da saúde, das novelas, das despesas...
Marisol, 02-Jan-2013 Isenção de taxas moderadoras
O reconhecimento de insuficiência económica para pagamento de taxas moderadoras e outros encargos no acesso às prestações de saúde dos serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde depende de requerimento a apresentar via Internet.

Quem deve preencher o formulário?

Os utentes que à data de 31 de dezembro de 2011 não se encontravam como isentos no RNU - Registo Nacional de Utentes.
Isenção de taxas moderadoras
1 2 3
Nova revista Farmácias Portuguesas Marisol, 11-Out-2012
Nova revista Farmácias Portuguesas
1 2
A nova revista Farmácias Portuguesas já se encontra disponível. Com interessantes artigos de saúde e bem-estar, com uma entrevista ao Dr. Artur Teles de Araújo, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão e mais de 1.000 produtos e serviços disponíveis para trocar os pontos do seu cartão Farmácias Portuguesas. Peça o seu exemplar na Farmácia Marisol ou consulte o link abaixo.
Marisol, 13-Dez-2012 Nova revista + Vantagens das Farmácias
Na Farmácia Marisol já pode adquirir a Revista + Vantagens das Farmácias Portuguesas com a edição Outuno/Inverno. Conheça também todos os produtos que foram preparados para si. Consulte o link ou faça o download deste documento.
Nova revista + Vantagens das Farmácias
1
Farmácia MARISOL
Praceta Manuel Fevereiro Nº 1–F MARISOL
2820-382 CHARNECA DE CAPARICA
HOME | A FARMÁCIA | PRODUTOS | SERVIÇOS | CONTACTE-NOS
Copyright (C) 2012, FARMÁCIA MARISOL - Todos os direitos reservados. Website concebido por www.webzenite.net distribuido por www.tecniware.pt